Texto: Celso Toshio Saito

Muitos ainda não sabem o que é Facilities. Então, deixo abaixo uma representação de suas principais atribuições:

Não ajudou em nada? Eu explico: é o antigo ‘Serviços Gerais’.

Ou seja, a área responsável pelo imóvel (Real Estate), layout (Workplace) passando por toda infraestrutura, até a grande maioria dos serviços para atender tanto o funcionamento da empresa quanto as demandas de seus colaboradores.

Como você deve ter percebido, o profissional de Facilities deve ser multitarefa e controlar várias atividades simultâneas. Sem contar com novos projetos, desafios e atribuições que surgem no dia a dia.

 

Como gerenciar isso tudo?

Frente a essa dinâmica rotina, adotei uma postura mais ativa, ante da anterior, reativa. Comecei a planejar mais, revisando processos e treinando a equipe. Ou seja, migrei da ‘Gestão Bombeiro’ (em que vivia apagando incêndios) pela Gestão Estratégica. Como disse Abraham Lincoln “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, passaria seis horas afiando meu machado”.

 

Mas o que ganhei com isso?

Mais tempo para equilibrar todas as atividades e implementar novas ações.

Além disso, aprendi a aproveitar as ferramentas tecnológicas a meu favor.

Os Sistemas de Gestão, por exemplo, controlam atividades específicas e substituem o controle manual minimizando erros, perda de informação e retrabalho. Esses softwares também fornecem relatórios com indicadores de performance (KPIs) para que o gestor possa atuar proativamente, promover ajustes para garantir o Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS) e melhorar a performance. Isso também me ajudou muito…

 

Futuro

Como se não bastasse, há algum tempo entramos na era da Internet das Coisas, que traz gadgets com uma infinidade de benefícios. É um caminho sem volta e que pode tornar o dia a dia do Gestor de Facilities mais eficiente e produtivo. Então vamos aproveitar a tecnologia a nosso favor!

Desejo que seja mais eficaz em sua Gestão. E darei mais dicas de como fazer isso.

Sucesso!

 

Veja no próximo post: Como a tecnologia facilita a vida de um Facilities?